O vereador do Guarujá, Luís Carlos Romazzini (PT), foi assassinado na madrugada desta sexta-feira (26), dentro de sua casa, no distrito de Vicente de Carvalho.
Vizinhos teriam ouvido Romazzini abrir o portão por volta das 2h e na sequência vários tiros foram disparados. O parlamentar foi atingido por seis tiros e chegou morto ao hospital.
Amigos disseram que ele vinha recebendo ameaças e que na última madrugada a casa havia sofrido uma tentativa de arrombamento. Fato que teria sido registrado pelo vereador, através de um boletim de ocorrência horas antes do crime.
O presidente do Diretório Estadual e deputado estadual eleito, Edinho Silva manifestou indignação com o assassinato de Romazzini e expressou sua solidariedade para com família, amigos e companheiros do PT do Guaruja.
Edinho também repudiou a injustificável violência e exige por parte das autoridades rigor e agilidade nas investigações, que resultem numa punição exemplar dos culpados.
Nascido no Mato Grosso do Sul, Luís Carlos Romazzini tinha 45 anos e estava no segundo mandato. O petista era conhecido e admirado por denunciar problemas na administração da cidade do Guarujá. Sua atuação como parlamentar foi dedicada às denúncias sobre o mau uso do dinheiro público.
Por Cecília Figueiredo
Site Oficial do D.E. do PT de São Paulo Acessado em 26 de Novembro de 2010 às 20h33min
Autoridades se pronunciam.
Maria Antonieta, prefeita (PMDB)
"Lamento profundamente a morte de Romazzini. Ele foi meu companheiro de partido e, em razão disso, desenvolvemos vínculos de amizade e de luta, durante anos. Neste momento, estamos solidários à família do vereador. Mas não mediremos esforços na busca por ações que mudem este histórico lamentável de crimes contra autoridades municipais, que a nossa Cidade carrega".
Fausto Figueira, deputado estadual (PT)
"É inaceitável, estou profundamente chocado. Quero manifestar minha solidariedade à família e ao meu partido. Nós perdemos um guerreiro".
Telma de Souza, vereadora e deputada estadual eleita (PT)
"Estou profundamente consternada e chocada com o brutal assassinato do colega de partido, Romazzini. Tenho a mais absoluta certeza de que sua atuação política colaborou para a democracia em sua cidade. Toda a população deve honras a ele, pela coragem, firmeza e combatividade. A polícia não deve desprezar nenhuma linha de investigação a fim de chegar aos verdadeiros culpados, para prestação de contas à sociedade. Romazzini saiu fortalecido das eleições de 3 de outubro e tinha um potencial imenso na política de sua cidade. Tal ato é cruel com a pessoa e o ser político, e por conseguinte, sua família e toda a sociedade, uma vez que trata-se de personalidade da cena pública engajada nas causas sociais e na defesa dos seus semelhantes".
"Lamento a morte de Luiz Carlos Romazzini e venho me solidarizar com familiares, amigos e a comunidade do Guarujá, que ele representava como vereador. O momento é de luto e indignação. A sociedade exige a mais rápida apuração e detenção dos responsáveis."
A Juventude do PT de São Vicente, lamenta a perca de um Gueirro, sempre na luta, e combativo. Professor Romazzini! A luta continua...